Novo símbolo da Juventus renova o conceito de design no futebol

Posted by on / 0 Comments

O novo símbolo da Juventus FC, anunciado há poucos dias, rapidamente se tornou alvo de muitas críticas ao redor do mundo, especialmente dos torcedores do clube italiano. No entanto, Manfredi Ricca, diretor da empresa Interbrand, que desenvolveu as alterações, garantiu que o público vai mudar de ideia com o tempo.

O criador do novo símbolo afirmou que já esperava reclamações, pois uma mudança grande como essa sempre gera impacto. O modelo do símbolo anterior foi totalmente escanteado e o estilo minimalista do novo design rompeu com as tradicionais formas do brasão do clube, trazendo um novo conceito para o visual da marca.

Toda essa mudança, mesmo que sendo classificada como negativa por muitos, foi bem planejada e conduzida pela empresa de criação e pelo clube. Andrea Agnelli, presidente do Juventus, mencionou que a alteração foi necessária para se comunicar melhor com o público.

 

 

“Para crescer, devemos continuar a vencer e evoluir nossa linguagem para atingir um novo público. O novo logo define um senso de pertencimento, e um estilo que nos permite comunicar o nosso estilo de ser”, afirmou Agnelli.

Pelo visto, a tendência é que mudanças desse tipo continuem a vir por aí no futebol, pois de acordo com o diretor da Interbrand, “o novo escudo é apenas uma parte de um amplo plano de desenvolvimento que parte do futebol, mas vai além. Mira o novo mercado e o digital. Não é uma mudança em si, mas na expressão”.

Isso comprova que o meio digital vem se consolidando cada vez mais. As mídias virtuais com certeza são o ponto-chave para a criação de estratégias de comunicação para as marcas, pois vêm causando uma grande ruptura no tradicional mercado da propaganda. É preciso evoluir e inovar as formas de se comunicar para atingir a linguagem do público nas redes, e como design também é uma forma de linguagem, não há como fugir das mudanças dentro dele.

O design vai muito além de questões meramente estéticas, de classificações entre ‘bonito’ e ‘feio’. Um bom design causa reflexão, choca, chama atenção, quebra paradigmas, reflete o que a marca é e comunica o que quer ela passar ao público. Por isso, mudanças – mesmo que drásticas e criticadas – são necessárias. Inovar constantemente é essencial para termos soluções criativas sempre!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>